Meia Noite em Paris


Quando se pensa em Paris, a primeira imagem que me vem na cabeça é da Torre Eiffel. Não como uma estrutura de ferro, mas como uma estrutura de sonhos!


Depois de passar tantas vezes pela nossa querida vizinha, resolvemos conhecê-la em nosso 6º dia de viagem. E como Paris é conhecida como a "Cidade Luz", escolhemos vê-la do alto  um pouco antes de meia noite.


A torre é dividida em duas etapas. Você pode visitar até o segundo andar, pagando um preço indo de elevador e outro mais barato se for de escada. Ou pode ir até o topo de elevador, pagando mais caro, mas tendo a opção de visitar também o segundo andar. Escolhemos ir até o topo e pagamos 14 pelos ingressos dos meus pais e 12,50 pelo meu e do meu irmão, pois na França até os 24 anos você paga ingressos com desconto em quase todos os lugares.

A vista da cidade toda iluminada é encantadora, mas me arrependi de ter ido só à noite, pois estava ventando muito e com isso as fotos não ficaram muito boas. Se eu voltar para o Brasil pela França, irei durante o dia. Fomos os últimos visitantes do dia! Estava muito frio e ficamos pouco tempo lá em cima.









Para quem ainda não teve a oportunidade de conhecer Paris, vale uma visita no site oficial da Torre Eiffel para uma visita panorâmica de 360º online (http://www.tour-eiffel.fr/).

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

De volta ao futuro..

O que mais nos chamou atenção em Paris, foi a pontualidade dos franceses e o respeito com os cidadãos. No nosso quinto dia, resolvemos conhecer La Défense. A parte mais moderna da cidade é afastada e por isso achamos que a melhor maneira para chegar até lá era de o metrô. Em todas as linhas, tem placas informando quanto tempo falta para os dois próximos trens chegarem. O mais impressionante é que ele chega exatamente quando acaba o tempo que faltava.




Quando chegamos lá, encontramos uma Paris completamente diferente. Dentro da própria estação de metrô, entramos por um corredor que levava ao Shopping Cnit. Depois de dar uma olhada rápida, corri para Monoprix (loja de departamentos), para dar uma olhada nas maquiagens.



Continuamos nosso passeio no Les Quatre Temps. Quase ninguém conhece o shopping, mas ele é o segundo maior centro comercial da Europa e tem grifes como: Accessorize, Gap, Guess, H&M, Lacoste, Sephora, Tommy Hilfiger, Zara,...além do Auchan (supermercado imenso com 2 andares).






De construções antigas à prédios modernos e espelhados, uma Paris pouco conhecida pelos turistas e onde se concentra os grandes prédios comerciais. 

Apesar de tanta modernidade,  preferimos a Paris antiga, onde vemos uma arquitetura milenar e tão bem conservada, onde o passado se mistura com presente e onde sentimos que todos os nossos sonhos podem ser realizados.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Dia de Museu

Em Paris no primeiro domingo de cada mês todos os museus são de graça e escolhemos o domingo para conhecer o Louvre. Quando chegamos, através da estação de trem que deixa dentro do museu, nos assustamos com a fila que dava voltas, passando por corredores e virando a cada esquina. Olhando aquela fila e pensando nas experiências no Brasil, calculamos que levaríamos pelo menos umas três horas para entrar. Como estávamos em um país de primeiro mundo, onde a sociedade é respeitada, passou uma funcionária com uma plaquinha falando que levaria aproximadamente 1 hora até a entrada. Porém em 15 minutos já estávamos dentro do museu.



A impressão que eu tinha do Louvre era de um museu grande abaixo do nível da rua, mas nada tão enorme. O primeiro passo era escolher por onde iríamos começar. São três pavilhões enormes e cada pavilhão tem 4 andares (acima ou abaixo do nível da rua). Nunca vi nada tão grande. Resolvemos então começar pelo pavilhão que dava acesso à Gioconda (mais conhecida como Mona Lisa). Logo nos deparamos com um corredor lotado de pessoas e tivemos certeza que estávamos no caminho certo.


Chegamos então ao local mais concorrido do museu. Deixei minha família esperando lá atrás e me enfiei no meio da multidão para tentar tirar uma foto de perto. Entre empurrões, cotoveladas e pisadas no pé, conseguir chegar lá na frente. Olhando obras tão lindas em todo o museu, posso dizer que esse é o menor e mais sem graça quadro que já vi, além de ser o único que tem um vidro na frente e seguranças em volta que controlam a distância que as pessoas podem ficar. Com tudo isso, enfrentaria tudo outra vez em nome da arte. 



                                         

 Tudo lá é maravilhoso. Ficamos horas no museu e não conseguimos ver todas as obras. Lembrei do quanto eu  gostava do Museu Imperial de Petrópolis e quanto eu achava tudo aquilo magnífico. Acho que não existe no mundo museu tão maravilhoso e grande como o Louvre. Acho que eu precisava de uma semana lá dentro para ver cada detalhe que gostaria de ver. Para quem não sabe, eu sou apaixonada por museus desde criança. Imagina como me senti vendo obras tão famosas que só via na televisão ou em livros.



Bom, eu poderia ficar horas falando sobre as obras magníficas, a estrutura do local e a organização e preservação de todo o museu, mas prefiro dizer que ir à Paris e não conhecer o Louvre é quase como ir ao Rio de Janeiro e não ver praia. É um passeio obrigatório!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Dia de Compras

Ainda não acostumados com o fuso de 5 horas, acordamos um pouco tarde no segundo dia. Resolvemos então fazer um passeio mais light e fomos conhecer a Rua do Comércio.  Lá encontramos lojas como: H&M, GAP, Zara,... e todas estavam em liquidação!


Antes das compras resolvemos comer no Mc Donald's porquê saco vazio não para em pé, né?! No Mc encontramos um  Menu bem diferente do que comíamos no Brasil. Tinha até a adorada "baguete" que eles comem o dia inteiro e uma tal de "Deluxe Potatos" que preferimos não pedir dessa vez. Acabamos de fazer o pedido e já recebemos os lanches quentinhos e crocantes. O lanche apesar de ter um pouquinho de pimenta, é delicioso! Depois do lanche, era hora de ir às compras.


Depois de algumas horas entrando e saindo de lojas, resolvemos entrar na Monoprix (uma loja de departamento enorme com um supermercado dentro). Ficamos horas olhando milhares de produtos de beleza e resolvemos comprar alguns para testar. Os preços dos cosméticos são absurdamente mais baratos que no Brasil.


Antes que a loja fechasse, fomos no supermercado que fica no segundo andar e encontramos dois brasileiros, de Porto Alegre, que estavam à passeio e que também estavam encantados com os preços e qualidade dos produtos. O que mais me surpreendeu no mercado foi o sistema de refrigeração dos frutos do mar, onde os peixes ficam frescos e não tem nenhum cheiro de peixe.


Ao sair da loja, fomos direto ao Starbucks e assim que sentamos, uma menina veio falar que já estavam fechando (em Paris o comércio fecha cedo), e fomos descobrir que ela era brasileira também quando rimos e falamos que ela estava nos expulsando. Apesar do tratamento maravilhoso com que fomos recebidos em todos os lugares, era muito bom poder falar português com alguém.

Na volta para o hotel nos deparamos com a Torre Eiffel começando a ficar iluminada. Não tinha nada mais bonito para acabar aquele maravilhoso dia de passeio.



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Primeira parada: Paris

Depois de muita espera, finalmente começo a contar para vocês a aventura de viver em um país com uma cultura completamente diferente. Apesar do grande crescimento econômico nos últimos tempos, a China ainda é um país desconhecido para nós ocidentais. Espero que embarquem nessa aventura junto comigo e com a minha família. Estão prontos? Então vamos lá!


Eu e minha família embarcamos no dia 02 de Maio para a maior viagem das nossas vidas. Como íamos parar em Paris, resolvemos ficar 15 dias na Cidade Luz para nos acostumar com o fuso horário. Nossa intenção no início era conhecer cerca de 4 ou 5 países na Europa, mas quando chegamos em Paris foi amor à primeira vista e decidimos conhecer bem a cidade onde os sonhos se tornam realidade.


A viagem até Paris foi maravilhosa! Os comissários de bordo da Air France são todos franceses e super educados. Nunca vi nada parecido em viagens que fiz pelo Brasil. Mal começamos a contagem das 11 horas de vôo e toda hora tinha algum lanchinho para comer. A comida estava deliciosa e de madrugada era possível ver diversos brasileiros conversando e comendo nas cozinhas espalhadas pelo avião. A cada hora que passava eu revezava entre ver filmes e caminhadas para esticar as pernas.


Quando finalmente apareceu na tela que faltavam poucos minutos para a nossa chegada, eu só pensava em ir para o hotel e dormir em uma cama de verdade.


Olhamos pela janela e não conseguíamos ver nada do Aeroporto. Quando descemos do avião é que eu fui entender o porquê. Havia um ônibus parado esperando para levar todos os passageiros do vôo até um dos três terminais imensos (que eram bem longe de onde o avião pousava). Chegando lá, passamos pela Receita Federal e entramos em um pavilhão para pegar as malas. 



Após, saímos por uma porta e lá estava o motorista da embaixada nos esperando para nos levar até o hotel.
Já começamos a nos impressionar desde o estacionamento do Aeroporto até a chegada no centro da Cidade.  Depois de um bom banho e um descanso, fomos visitar a nossa maravilhosa vizinha (Torre Eiffel) e  jantamos no Doina Restaurant (restaurante romeno), onde fizemos amizade com uma das funcionárias que fazia questão de falar "Obrigado", pois era a única palavra que ela falava em português.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS