Dia de Museu

Em Paris no primeiro domingo de cada mês todos os museus são de graça e escolhemos o domingo para conhecer o Louvre. Quando chegamos, através da estação de trem que deixa dentro do museu, nos assustamos com a fila que dava voltas, passando por corredores e virando a cada esquina. Olhando aquela fila e pensando nas experiências no Brasil, calculamos que levaríamos pelo menos umas três horas para entrar. Como estávamos em um país de primeiro mundo, onde a sociedade é respeitada, passou uma funcionária com uma plaquinha falando que levaria aproximadamente 1 hora até a entrada. Porém em 15 minutos já estávamos dentro do museu.



A impressão que eu tinha do Louvre era de um museu grande abaixo do nível da rua, mas nada tão enorme. O primeiro passo era escolher por onde iríamos começar. São três pavilhões enormes e cada pavilhão tem 4 andares (acima ou abaixo do nível da rua). Nunca vi nada tão grande. Resolvemos então começar pelo pavilhão que dava acesso à Gioconda (mais conhecida como Mona Lisa). Logo nos deparamos com um corredor lotado de pessoas e tivemos certeza que estávamos no caminho certo.


Chegamos então ao local mais concorrido do museu. Deixei minha família esperando lá atrás e me enfiei no meio da multidão para tentar tirar uma foto de perto. Entre empurrões, cotoveladas e pisadas no pé, conseguir chegar lá na frente. Olhando obras tão lindas em todo o museu, posso dizer que esse é o menor e mais sem graça quadro que já vi, além de ser o único que tem um vidro na frente e seguranças em volta que controlam a distância que as pessoas podem ficar. Com tudo isso, enfrentaria tudo outra vez em nome da arte. 



                                         

 Tudo lá é maravilhoso. Ficamos horas no museu e não conseguimos ver todas as obras. Lembrei do quanto eu  gostava do Museu Imperial de Petrópolis e quanto eu achava tudo aquilo magnífico. Acho que não existe no mundo museu tão maravilhoso e grande como o Louvre. Acho que eu precisava de uma semana lá dentro para ver cada detalhe que gostaria de ver. Para quem não sabe, eu sou apaixonada por museus desde criança. Imagina como me senti vendo obras tão famosas que só via na televisão ou em livros.



Bom, eu poderia ficar horas falando sobre as obras magníficas, a estrutura do local e a organização e preservação de todo o museu, mas prefiro dizer que ir à Paris e não conhecer o Louvre é quase como ir ao Rio de Janeiro e não ver praia. É um passeio obrigatório!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário